quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Maquiagem tem validade

Acredito que dentro da bolsa de cada mulher deva ter pelo menos um batom que seja, e esse número só vai aumentando. Mas será que esses produtos acentuam mais a beleza, ou são um perigo entre nós?
Maquiagens em uso têm validade reduzida para garantir a saúde do consumidor, mais ou menos como os alimentos: "após aberto, consumir até...".
Cosméticos lacrados podem ter sua validade garantida na embalagem ou de acordo com o número do lote, já que não estão em contato com o ar e bactérias.
A FDA (U. S. Food and Drug Administration) recomenda que cosméticos não sejam utilizados após 24 meses. Ainda assim, muitos fabricantes e dermatologistas indicam qual o tempo ideal para consumir esses produtos. No rótulo de algumas embalagens existe uma legenda internacional de consumo, por exemplo:
Uma regra básica para consumir cosméticos bem conhecida: 12 a 24 meses para produtos em pó e a metade desse período para produtos em creme/líquidos. Exceto rímel: 6 meses, no máximo.
Mesmo assim, é importante verificar o estado do produto: alteração de fragrância, textura, cor. Manter a higiene dos pincéis e aplicadores é muito importante para garantir a validade da maquiagem.
Há quem diga que cortar a ponta do lápis delineador e limpar delicadamente com lenço de papel macio a superfície do batom e maquiagem em pó ajudam também.
Uma dica para não perder o controle da validade da maquiagem é colar uma etiqueta com a data de início de consumo e a data de validade para não se esquecer de conferir periodicamente.
Outra maneira de rastrear a validade é através do número do lote, basta entrar em contato com o fabricante. Na internet também existem sites especializados, como o checkcosmetic.
Recomendo um texto muito bom em português sobre validade de maquiagem da Karen Bachini, do blog: 'E aí, beleza?'. Leia aqui.

~Depois disso que tal abrir a nécessarie e verificar se está tudo dentro da validade?

1 comentários:

Camila disse...

Tem validade mesmo!
Já tive alguns problemas com maquiagem que venceu :( é triste ter que se desfazer sem ter usado nem a metada. Mas hoje em dia sou mais consciente nas compras de cosméticos!
ótimas dicas :)

Beijo

Postar um comentário

Deixe seu comentário!