sábado, 2 de fevereiro de 2013

Eu amo bazar

Você já pensou no quanto de recursos naturais, físicos e econômicos são gastos para produzir uma única peça de um produto? E já pensou quanto tempo útil essa peça vai ter na sua vida? Alguém pensou e existem vários nomes para isso, um deles é bazar. 
Bazar não é um espaço aberto apenas para mercadoria usada, e muito menos sem utilidade. Bazar oferece a oportunidade de conhecer muitas ideias novas, marcas e produtos novos que de outra forma, só viajando para outro país ou esperar que um dia venha a ser vendido no Brasil pelo próprio fabricante ou por uma importadora. E no fim todo esse custo é repassado ao consumidor. 
Aliás, essa é uma outra característica de um bazar: por ser intimista, particular, discreto, de uma pessoa para outra, torna-se mais acessível. Mas quem abastece um bazar, de onde vêm os produtos de um bazar? Do guarda-roupa das amigas, de portas de casas que se abrem e que mais parecem uma janela com vista ao admirável mundo novo. Às vezes uma roupa comprada num impulso consumista e na numeração errada, aquele presente de fim de ano que não serviu e não pode ser trocado, e também produtos usados que podem ser reaproveitados, reinventados, reciclados, e, assim, assumem novas utilidades. 
Conheço amigas que moram no exterior, e até mesmo em outras cidades, e quando vêm a sua cidade natal, chegam cheias de comprinhas fofas e essa “caridade salvadora da pátria” é encontrada em bazar. Um negócio que pode dar certo. Fica a dica para quem costuma viajar ou vem a passeio a sua cidade de origem. 
Mas o que eu mais gosto em um bazar é a arte do desapego. Você abre mão de algo bom para conseguir, quem sabe, algo melhor. Isso gera o que já é chamado de “consumo consciente”. O desperdício é minimizado, gera renda e ainda aquece o mercado de troca de mercadorias. Sim, nem todo bazar é pago em moeda corrente. 
Existe bazar que troca um produto por outro e todo mundo ganha. E também existe bazar online. Experimente isso na próxima vez que acessar sua página de buscas favorita.
Como tudo nessa vida, pesquise, investigue, procure saber mais. Bazar é uma ótima ideia, um ótimo meio, mas não vá ficar no prejuízo e depois tentar descarregar em outro bazar, mas, se for assim, traga o que for bom e traremos as amigas junto. ;)

Imagens: Internet

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!